Plano de Melhoria
· O contributo dado pelo Agrupamento na dinamização cultural e social da comunidade, através de atividades que o prestigiam enquanto instituição educativa;
· A organização dos apoios educativos no 1.° Ciclo, tendo por base princípios de diferenciação pedagógica;
· As práticas de educação e ensino desenvolvidas com as crianças e alunos com necessidades educativas especiais de caráter permanente, alcançando-se elevados níveis de sucesso;
· A consistência da atividade experimental realizada, em especial no ensino secundário, proporcionando aprendizagens significativas;
· A atuação da diretora, em particular no âmbito da gestão de conflitos e de motivação dos trabalhadores, o que se traduz num maior envolvimento dos profissionais.
A equipa de avaliação entendeu que as áreas onde a Escola deve incidir prioritariamente os seus esforços para a melhoria são as seguintes:
· Nas medidas destinadas à promoção do sucesso escolar de modo a melhorar os resultados académicos, particular incidência nos 2.° e 3.° ciclos, cursos de educação e formação e profissionais, e na disciplina de matemática, em todos os níveis de ensino;
· Na participação dos alunos na vida do Agrupamento, em especial dos delegados de turma, em momentos de auscultação e de apresentação de propostas, que promovam um papel mais relevante daqueles representantes;
· Nas práticas de articulação vertical, em especial nas áreas-chave de português e de matemática, a fim de se melhorarem as aprendizagens e os resultados dos alunos;
· Na supervisão da atividade letiva em sala de aula, enquanto estratégia destinada à melhoria das aprendizagens e dos resultados;
· No processo de autoavaliação, sobretudo na articulação das práticas já existentes, na identificação de áreas fortes e de melhoria e na definição de planos de ação de modo a garantir a sustentabilidade do Agrupamento.