Currículo da Educação Pré-escolar

Currículo da educação pré-escolar

 

Na educação pré-escolar o desenvolvimento curricular é da responsabilidade de cada Educador de Infância e terá em conta:

a)      Os objetivos gerais enunciados na Lei-Quadro da Educação Pré-Escolar - Lei nº 5/97 de 10 de fevereiro;

b)      As áreas de conteúdo definidas nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar – Despacho nº 5220/97;

c)      Os princípios definidos na Circular nº 17/DSDC/2007- Gestão do Currículo na Educação Pré-Escolar;

d)     A organização do ambiente educativo;

e)      A continuidade e intencionalidade educativas.

 

As áreas curriculares da Educação Pré-Escolar têm como objetivo a realização de aprendizagens significativas, aquisição de competências com vista à formação integral das crianças, através da articulação e contextualização dos saberes.

 

ÁREAS DE CONTEÚDO

CARGA HORÁRIA

SEMANAL

Conhecimento do Mundo

Expressão e Comunicação

DOMÍNIOS

Linguagem oral e abordagem à escrita

 

 

 

25h

Matemática

Tecnologias da informação e comunicação

Expressões:

Plástica;

Dramática;

Musical;

Motora;

Formação Pessoal e Social (transversal a todas as áreas e domínios)

 

Horário das atividades letivas

 

 

Início

Termo

2ª Feira

3ª Feira

4ª Feira

5ª Feira

6ª Feira

Atividades Curriculares

9:00

12:00

 

 

 

 

 

12:00

13:30

Almoço

13:30

15:30

 

 

 

 

 

Pré-Escolar - Avaliação

AVALIAÇÃO DOS ALUNOS

 

Critérios de avaliação para o ensino pré-escolar

 

Despacho 5220/07 de 4 de agosto (Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar), Ofício Circular nº 17/DSDC/DEPEP/2007, de 17 de outubro da DGIDC (Gestão do Currículo na Educação Pré-Escolar) que se articulam com o DL nº 241/2001 de 30 de agosto (Perfil Específico de Desempenho Profissional do Educador de Infância).

 

A avaliação na educação pré-escolar assume uma dimensão marcadamente formativa. Trata-se de um processo contínuo e interpretativo, que se interessa mais pelos processos do que pelos resultados. Procura tornar a criança a protagonista da sua aprendizagem, de modo a que vá tomando consciência do que já conseguiu e das dificuldades que vai tendo e como as vai ultrapassando.

 

A Educação Pré-escolar perspetiva-se no sentido da educação ao longo da vida, assegurando à criança condições para abordar com sucesso o 1º ciclo.

 

Cabe a cada educador avaliar, numa perspetiva formativa, os processos educativos, o desenvolvimento e as aprendizagens de cada criança e do grupo.

 

Na educação pré-escolar as áreas de conteúdo são curriculares não disciplinares e articulam-se de forma transversal, quer no processo de desenvolvimento das aprendizagens das crianças, quer no processo de planeamento e avaliação da ação educativa. Existem parâmetros de avaliação específicos para cada uma das áreas curriculares – Formação Pessoal e Social; Expressões; Linguagem Oral e Abordagem à Escrita; Matemática; Conhecimento do Mundo – mas a sua leitura tem de ser feita de uma forma globalizante e contextualizada.

 

 

 

 

Áreas de Conteúdo

 

 

Parâmetros de Avaliação

 

 

Formação Pessoal e Social

● Identidade/autoestima

● Independência/autonomia

● Cooperação

● Convivência democrática/cidadania

● Solidariedade/respeito pela diferença

 

Expressões

 

 

 

 

 

Expressão Plástica

● Capacidade de expressão e comunicação

● Desenvolvimento da criatividade

 

Expressão Dramática

● Capacidade de expressão e comunicação

● Desenvolvimento da criatividade

 

Expressão Musica

● Capacidade de expressão e comunicação

● Desenvolvimento da criatividade

 

Expressão Motora

● Capacidade de expressão e comunicação

● Desenvolvimento da criatividade

 

Linguagem Oral e Abordagem à Escrita

● Consciência fonológica

● Reconhecimento e escrita de palavras

● Conhecimento das convenções gráficas

● Compreensão de discursos orais

 

Matemática

● Números e operações

● Geometria e medida

● Organização e tratamento de dados

 

Conhecimento do Mundo

● Localização no espaço e no tempo

● Conhecimento do ambiente natural e social

 

 

 

 

 

 

 

 

Técnicas e instrumentos

 de avaliação e registo

 

      

  Observação

● Ficha avaliação diagnóstica

● Registos de auto-avaliação

● Portefólios construídos com as crianças

● Questionários aos pais e outros parceiros educativos

● Registos fotográficos

● Registos audiovisuais

● Ficha síntese de avaliação

● Outros

 

 

Momentos de avaliação

 

 

 

No final de cada período:

 

● Avaliação do PAA

● Avaliação do PTT

● Avaliação das aprendizagens das crianças

● Avaliação da Componente de apoio à família

 

No período de encerramento do ano letivo:

 

● Articulação com o 1º CEB - crianças que transitam de nível

● Preparação do ano letivo seguinte

 

           

 

 

 

Friday the 17th. . Joomla 3.0 templates. All rights reserved.