Literacia 3Di - o desafio pelo conhecimento

 

 

ALUNOS APURADOS


Foram apurados os seguintes alunos para a segunda fase do desafdio Literaciia 3Di, que irão representar o Agrupamento na fase distrital:

Matemática:

  • Catarina Ramos Cruz (53%) - 5ºD

Ciência

  • Guilherme Pinto Fernandes Amaral Rego (67%) - 6ºA

Leitura

  • Carolina Ginga de Oliveira Rosa (74%) - 7ºE

Inglês

  • Ana Beatriz Pires Pedro Marques (91,5%) - 8ºC

 

A segunda fase do LITERACIA 3Di decorrerá de 11 a 22 de março, em Setúbal. Brevemente será disponibilizada mais informação sobre a data e o local de realização das provas.

Os alunos podem continuar a testar competências e a resolver os desafios de Matemática, Ciência e Leitura, disponíveis na App gratuita LITERACIA 3Di, para dispositivos Android e iOS

 

Primeira fase

 

Os alunos da Escola Básica Padre Abílio Mendes que frequentam os 5°, 6°, 7° e 8° anos de escolaridade foram convidados a participar na primeira fase da 4ª edição da Literacia 3Di, tendo-se registado muitas inscrições.

 

Nesta fase, os alunos participantes vão testar os seus conhecimentos nas seguintes áreas:  

- Matemática - 5.º ano;

- Ciência - 6.º ano; 

- Leitura - 7.º ano;

- Inglês - 8° ano.

 

As provas vão realizar-se na Biblioteca da Escola, através da plataforma digital Escola Virtualnas datas indicadas em seguida:

 

  • 19 a 23 de novembro de 2018 – 5º e 6º anos

  • 26 a 30 de novembro de 2028 – 7º e 8º anos

 

Para mais informações, consultem na Biblioteca da Escola, o regulamento do concurso nacional Literacia 3Di, o calendário de provas e a lista dos alunos inscritos na iniciativa.

 

 

Os participantes podem descarregar a app gratuita “LITERACIA 3D”, para Android ou iOS,  que permite, de forma dinâmica e interativa, testar competências e aplicar conhecimentos, através de desafios semanais no telemóvel ou no tablet.

 

Miúdos a votos

Nâmbito do Dia Mundial do Livro, os alunos das turmas de 3º e 4ºano das Escolas do Agrupamento, EB1/JIBarreiro e EB1 Barreiro 6, participaram na iniciativa Miúdos a Votos: quais os livros mais fixes?, promovida pelaRede de Bibliotecas Escolares e a VISÃO Júnior, em que os livros foram os candidatos e os alunos, como se fossem políticos, tiveram a possibilidade de defender em público os seus livros preferidos e as suas ideias.

 

A sua participação na iniciativa permitiu, também, que compreendessem como se realiza um ato eleitoral, uma vez que todo o processo decorreu como se de umas eleições políticas se tratassemonde foram respeitadas todas as fases: recenseamento das escolas, apresentação de candidaturas, campanha eleitoral, votação e escrutínio dos votos.

 

Durante a campanha eleitoral os alunos deram a conhecer os candidatos, convencendo os colegas sobre asqualidades dos seus livros preferidosque se indicam em seguida: "O tubarão na banheira", "O gigante egoísta e o príncipe feliz", "O beijo da palavrinha", "O morcego bibliotecário", "O diário de um banana, volume 4" e "O diário de um banana, volume 12", tendo organizado várias atividades, nomeadamente elaboração e afixação de cartazes, distribuição de panfletos, criação e apresentação de um RAP, realização um pequeno debate interturmas, sessões de esclarecimentosendo que em todas elas apelaram bastante ao voto.

 

No dia da eleição todos os alunos tiveram a possibilidade de manifestar a sua intenção, votando nos seus livrosfavoritos.

 

No final, os alunos realizaram a contagem e o registo dos votostendo divulgado, posteriormente, os resultados à comunidade escolar.

 

Os candidatos eleitos, ou seja, os livros que obtiveram o maior número de votos, na escola EB1/JI Barreiro 5 foi "O tubarão na banheira" e na escola EB1 Barreiro 6 foi "O morcego bibliotecário", com 71 e 55 votos, respetivamente.

 

No dia 30 de maio, às 18.15h, na Feira do livro de Lisboa serão anunciados os livros vencedores, a nível nacional.Acede, aquiao convite e ao respetivo programa da festa final desta iniciativa

Thursday the 24th. . Joomla 3.0 templates. All rights reserved.