Calendário Solidário

No âmbito da comemoração dos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e no âmbito da componente curricular de Cidadania e Desenvolvimento, o nosso agrupamento idealizou um projeto que irá englobar alunos de todos os nossos estabelecimentos de ensino, tal como de todos os anos de escolaridade (desde o jardim de Infância até ao 12º ano).

Este projeto com o nome “Que bom é ser CRIANCA! - Os Direitos das Crianças no AEAC”  integrou o concurso “Livre e Iguais: Escolas pelos Direitos Humanos”.

Foram selecionados os Direitos da Criança pela turma 2ºA CEF e ilustrados por fotografias da responsabilidade da professora Maria João Bica. A montagem do calendário final foi elaborada pelo José Pedro Bica.

Estes calendários serão vendidos à comunidade escolar e a verba angariada reverterá para a Liga dos Amigos da ESAC (que presta apoio a alunos, professores e funcionários que estejam a passar por fases menos boas a nível financeiro no nosso agrupamento). Este projeto teve o apoio da União de Freguesias de Alto Seixalinho, Santo André e Verderena e Auto Sebastião.

Ao aprender os seus direitos aprende-se também a responsabilidade criando-se competências em cada um de nós.

13º Aniversário da Liga dos Amigos da ESAC

Para comemorar o 13º aniversário da Liga dos Amigos da ESAC foi colocado no exterior do bloco A um painel que sinaliza este agrupamento como um Agrupamento Solidário.

A Liga, que começou por ser uma associação de voluntariado só da escola secundária, percebeu a necessidade de alargar o seu campo de ação ao resto do agrupamento. Foi com esse espírito de partilha que se realizou o almoço com a comunidade escolar, Há Sopa e Fruta na Escola. Esta atividade decorreu agora com os alunos do 5º ao 12º ano mas, com o tempo mais quente, terá lugar com os alunos do pré escolar e 1º ciclo.

Com o envolvimento de muitos alunos, professores e funcionários, foram servidas três sopas diferentes: de grão com espinafres, de feijão com couve e creme de cenoura com tofu gratinado, assim como salada de fruta. Foram servidas cerca de 1000 pessoas e foram gastos 220 kg de produtos hortícolas para fazer as sopas.

O almoço decorreu com muita alegria e com o verdadeiro espírito de partilha que caracteriza este agrupamento.

Mais artigos...

1. Liga dos Amigos ESAC
Tuesday the 19th. . Joomla 3.0 templates. All rights reserved.