Miúdos a votos

Nâmbito do Dia Mundial do Livro, os alunos das turmas de 3º e 4ºano das Escolas do Agrupamento, EB1/JIBarreiro e EB1 Barreiro 6, participaram na iniciativa Miúdos a Votos: quais os livros mais fixes?, promovida pelaRede de Bibliotecas Escolares e a VISÃO Júnior, em que os livros foram os candidatos e os alunos, como se fossem políticos, tiveram a possibilidade de defender em público os seus livros preferidos e as suas ideias.

A sua participação na iniciativa permitiu, também, que compreendessem como se realiza um ato eleitoral, uma vez que todo o processo decorreu como se de umas eleições políticas se tratassemonde foram respeitadas todas as fases: recenseamento das escolas, apresentação de candidaturas, campanha eleitoral, votação e escrutínio dos votos.

Durante a campanha eleitoral os alunos deram a conhecer os candidatos, convencendo os colegas sobre asqualidades dos seus livros preferidosque se indicam em seguida: "O tubarão na banheira", "O gigante egoísta e o príncipe feliz", "O beijo da palavrinha", "O morcego bibliotecário", "O diário de um banana, volume 4" e "O diário de um banana, volume 12", tendo organizado várias atividades, nomeadamente elaboração e afixação de cartazes, distribuição de panfletos, criação e apresentação de um RAP, realização um pequeno debate interturmas, sessões de esclarecimentosendo que em todas elas apelaram bastante ao voto.

No dia da eleição todos os alunos tiveram a possibilidade de manifestar a sua intenção, votando nos seus livrosfavoritos.

No final, os alunos realizaram a contagem e o registo dos votostendo divulgado, posteriormente, os resultados à comunidade escolar.

Os candidatos eleitos, ou seja, os livros que obtiveram o maior número de votos, na escola EB1/JI Barreiro 5 foi "O tubarão na banheira" e na escola EB1 Barreiro 6 foi "O morcego bibliotecário", com 71 e 55 votos, respetivamente.

No dia 30 de maio, às 18.15h, na Feira do livro de Lisboa serão anunciados os livros vencedores, a nível nacional.Acede, aquiao convite e ao respetivo programa da festa final desta iniciativa

Thursday the 16th. . Joomla 3.0 templates. All rights reserved.