Exposição - Laboratórios de Física

Decorreu nos laboratórios de Física da Escola Secundária Augusto Cabrita uma exposição interativa com experiências e projetos que estão a ser desenvolvidos por alunos e professores. Os visitantes tiveram oportunidade de ver e experimentar, entre outros, um protótipo de um drone submarino.

 

Scratch Days

Os nossos jovens alunos do curso de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos do 10º ano mostraram as suas competências e aprendizagens de programação com recurso ao SCRATCH. Os jovens, não estando em concurso, fizeram uma boa apresentação e receberam elogios de toda a gente presente no encontro.

 

O aluno Leandro Batista apresentou o seu jogo "hardest game ever", um jogo de estratégia em que objectivo é o de chegar ao fim com menos mortes. O jogo é baseado em níveis. Ao longo do jogo à medida que mudamos de nível, vai mudando o ritmo da musica e alterando a velocidade dos obstáculos. O jogo tem um grau elevado de dificuldade e baseia-se nos jogos de infância do autor.

 

O aluno Ruben Carvalho apresentou um simples de plataformas, no qual é preciso saltar para apanhar as moedas. estas contém pontos. ultrapassando obstáculos como canhões e monstros. Este baseia-se no famoso jogo da Nintendo ,"SuperMario"

 

O nosso aluno Tomás Silva apresentou um jogo baseado no tradiconal jogo digital de ping pong, a que deu o nome de "Pong Survival". O jogo é baseado num sistema de pontos, e quando se atinge determinada pontuação o cenário muda aleatoriamente e a velocidade é incrementada. Tem ainda uma musica de fundo que acompanha todo o jogo. O objectivo é o de realizar o maior numero de pontos, é um jogo de resistência.

 

Finalmento, o aluno José Mestre apresentou o seu jogo "Unfair flappy bird", baseado no famoso jogo para plataformas Android/IOS). Foram introduzidas alterações nos BUSTS, uns são aleatórios e dinâmicos, outros definitivos, apenas mudando o local. Sempre que se perde o jogo, o mapa muda todo de forma aleatória (não há efeito aprendizagem memorizando os locais e posicionamentos). O objectivo é ter pontuação mais elevada e consegue-se pontuação passando entre os tubos sem chocar com eles. Se chocar com o tubo perde e volta ao inicio. No ecrã podemos ver o score actual de pontos e comparar com a pontuação máxima obtida por outro jogador e guardada anteriormente.

Os alunos participaram neste evento no âmbito da disciplina de Programação de Sistemas de Informação, leccionada pelo professor Carlos Santos, e foram acompanhados pelos professores Carla Coutinho e Manuel Russo

 

 

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