Projeto S.E.L.F.Y. - receção no Barreiro

O Agrupamento de Escolas Augusto Cabrita do Barreiro vai receber nos próximos dias, de 1 a 5 de maio de 2017, uma comitiva de 45 alunos e professores oriundos de 8 escolas da Alemanha, França, Itália, Grécia, Letónia, Roménia e Turquia, juntando-se a 26 alunos e 9 professores da escola portuguesa. Este grupo de 80 elementos junta-se para participar no último de encontro do projeto Erasmus + denominado S.E.L.F.Y. (Save Earth Life For Youth).

 

O objetivos deste projeto internacional passam pela consciencialização dos alunos para a importância das questões ambientais e de desenvolvimento sustentável, pela adoção de práticas de gestão sustentável das atividades escolares, pela partilha de problemas ambientais e soluções entre os vários parceiros europeus.

 

No oitavo encontro a realizar em Portugal tem como subtema "O FUTURO É ORGÂNICO - Alimentos geneticamente modificados e a saúde dos jovens".

 

O programa desta semana está recheado de um grande número de atividades para os alunos que vão ao encontro dos temas e objetivos propostos. Destacam-se uma palestra sobre biodiversidade no Parque Natural da Arrábida, a visita às vinhas da Quinta da Bacalhoa, a exploração do mercado Agrobio em Setúbal, o workshop sobre as espécies invasoras da Mata Nacional da Machada, um concurso de cozinha orgânica internacional, diversas apresentações de trabalhos realizados por cada uma das equipas, entre outras.

 

 

O ponto alto do programa é a conferência prevista para o dia 3 de maio, às 9.30h, no auditório da Escola Superior de Tecnologia do Barreiro, que contará com a presença da Doutora Teresa Cabrita, Diretora Executiva do Programa Polar Português (PROPOLAR), e que irá apresentar os objetivos e as missões científicas portuguesas na Antártida e no Ártico. Está ainda prevista a presença do senhor Presidente da Câmara Municipal do Barreiro, Carlos Humberto Carvalho, para a abertura da conferência e para a habitual sessão de boas vindas aos participantes estrangeiros dos projetos Erasmus+.

Projeto na Grécia

A delegação portuguesa participou no encontro do projeto europeu Erasmus + “Edu Care Fully”. Participaram neste encontro três alunas do agrupamento de escolas Escola Secundária Augusto Cabrita, as professoras Dolores Santos e Paula Silva e os professores Manuel Russo e Mário Venceslau.

Para além de conhecer a magnífica cidade de Salónica, os participantes tiveram a oportunidade de visitar o túmulo de Filipe II, pai de Alexandre o Grande, fundador descoberto em 1977 em Vergina, antiga capital da Macedónia.

 

As delegações dos países participantes (Portugal, Espanha, Itália, Turquia, Letónia, Alemanha, Grécia) apresentaram os produtos finais que realizaram nos países de origem, entre eles um vídeo sobre os moinhos do Barreiro com a participação do Sr. Arquiteto Sérgio Saraiva e do Sr. Arqueólogo Carlos Camarão.


Mais artigos...

  1. Projeto em Praga
Thursday the 22nd. . Joomla 3.0 templates. All rights reserved.