Guia de Orientação do Processo de Referenciação e Avaliação

O grupo de educação especial criou um guia para auxiliar os docentes acerca dos procedimentos a seguir, quando os alunos apresentam dificuldades passíveis de enquadramento no decreto-lei nº 3/2008, de 7 de janeiro.

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Unidades de Apoio Especializado para a Educação a Alunos com Multideficiência e Surdocegueira Congénita

 

 

Foi criada uma rede de Unidades Especializadas para Apoio à Inclusão de Alunos com Multideficiência e Surdocegueira congénita em escolas ou agrupamentos de escolas, com vista a concentrar meios humanos e materiais que possam oferecer uma resposta educativa de qualidade a estes alunos.



Constituem objetivos destas Unidades, entre outros:

 

· Assegurar a criação de ambientes educativos estruturados, securizantes, significativos e ricos em comunicação que permitam o envolvimento dos alunos na procura de informação;

· Criar condições para os alunos poderem interagir com parceiros significativos e envolverem-se nessas interações;

· Fomentar a aprendizagem de conteúdos relacionados com o conhecimento de si próprios, dos outros e do mundo e que conduzam ao estabelecimento de uma vida com qualidade no presente e no futuro;

· Proporcionar oportunidades de aprendizagem centrada em experiências da vida real e adequadas à idade cronológica dos alunos, às suas capacidades, necessidades e interesses e que valorizem a comunicação;

· Desenvolver atividades naturais e funcionais que promovam o desenvolvimento da autonomia pessoal e social nos diversos ambientes onde os alunos se encontram;

·  Aplicar metodologias e estratégias de intervenção transdisciplinares adequadas às necessidades individuais de cada aluno e que possibilitem a frequência de ambientes naturais;

· Organizar e apoiar o processo de transição entre ciclos e para a vida adulta;

· Assegurar os apoios específicos a nível das terapias, da psicologia e da orientação e mobilidade;

· Criar espaços de reflexão e de formação acerca da prática pedagógica para os profissionais, pessoal não docente e famílias.

 

 

Ao abrigo do artigo 26°, do Decreto-Lei ° 3/2008, de 7 de janeiro, funcionam no Agrupamento duas Unidade de Apoio Especializado para a Educação de Alunos com Multideficiência. A unidade localizada na EB nº 8 destina-se a alunos que frequentam o 1º ciclo e a unidade localizada na Escola Básica 2/3 Padre Abílio Mendes integra alunos que frequentam o 2º e 3º ciclos e o ensino secundário. 
Estas unidades constituem um recurso e uma resposta pedagógica aos alunos portadores de multideficiência ou surdo-cegueira congénita, dos agrupamentos de escolas do concelho do Barreiro.

Fotos do 1º ciclo

 

Fotos do 2º ciclo

 

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